O programa Jovem Editor é uma parceria entre o Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas e a Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein para alunos do curso de Medicina inscritos no Programa de Contrapartida. Os alunos são selecionados pela Faculdade e desenvolvem atividades editoriais no núcleo da revista einstein (São Paulo), por um período mínimo de seis meses.

Workflow: 
Published

Alunos que já passaram pelo Programa

MARCOS
Fazer parte da equipe editorial da einstein (São Paulo) foi uma ótima oportunidade para me desenvolver, tanto técnica quanto academicamente. Ao tomar contato diariamente com artigos de todos os cantos do país - e do mundo, pude aprimorar o que estou aprendendo sobre as técnicas de delineamento de pesquisas na área da saúde, além de ver na prática tudo o que se espera de um artigo, relato de caso ou revisão sistemática, capazes de adicionar conhecimento para a comunidade científica. Estar na posição de jovem editor junto a essa qualificada equipe, portanto, me proporcionou uma vivência fundamental em pesquisa científica, que certamente vai reverberar no meu desenvolvimento profissional durante toda minha formação e atuação como médico. (Marcos Brito)
Imagem Thiago
A experiência como Jovem Editor na revista einstein me permite conhecer de perto as atividades de um periódico científico e seus diversos processos editoriais, desde a avaliação do artigo recém-submetido, passando por sua versão após revisão por pares, até sua apreciação já diagramado, próximo à publicação. Além disso, é possível ter contato também com o sistema de submissão de forma extensa, com aspectos administrativos, como manipulação de planilhas, e com a organização do Prêmio Eric Roger Wroclawski. Isso é positivo não só no contexto acadêmico, em que pude aproveitar conhecimentos, mas também em termos futuros de carreira, especialmente no contexto de pesquisa. O conhecimento derivado das atividades na revista, em especial o transmitido ativamente pela equipe editorial, é de valor inestimável. Tenho grande orgulho em ser Jovem Editor da revista einstein! (Thiago Gebrin)
A oportunidade de ser a primeira a participar do Jovem Editor foi uma honra inestimável. O período foi extremamente enriquecedor, de modo que, anos depois dessa experiência, continuo usufruindo dos aprendizados, tanto no que diz respeito ao processo de publicação de artigos científicos, cujas ferramentas eu empreendo a todo tempo dentro da minha vida acadêmica, quanto no que tange habilidades interpessoais laborais. Isso porque a disponibilidade, gentileza e solicitude de toda a equipe, ao lecionar de maneira clara e paciente na prática do dia a dia, fez com que eu me sentisse acolhida e imersa em um ambiente de respeito, seriedade e eficiente trabalho em equipe. Assim, irrefutavelmente, apreender as etapas da confecção árdua, engajada e gratificante da Revista Einstein foi uma das melhores experiências da graduação! (Ingridy Rodrigues)