O Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas (SEIB) presta serviço de atualização gratuita do Currículo Lattes para autores e pesquisadores do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) com submissão de projetos no Sistema Gerenciador de Projeto de Pesquisa (SGPP) e Corpo Docente dos cursos de Graduação, Mestrado Profissional e Mestrado e Doutorado Stricto Sensu em Ciências da Saúde.

Para mais informações e solicitações: [email protected]

ORCID_logo

 

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, persistente e gratuito que diferencia os pesquisadores evitando ambiguidades nas autorias. Se trata de um esforço da comunidade acadêmica para conectar as atividades e resultados de pesquisas aos seus autores de maneira assertiva, facilitando o processo de comunicação e visibilidade científica.
ORCID_1709

 

 

Em fevereiro de 2019, a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) tornou-se membro institucional ORCID, fazendo parte de uma comunidade mundial que busca agregar sua produção científica de maneira eficaz beneficiando todos os agentes envolvidos na comunidade científica. Sendo assim, todos os nossos colaboradores, médicos, pesquisadores e alunos devem vincular seu registro ORCID à instituição, para que consigamos garantir o intercâmbio eficaz de informações entre os perfis e nosso Sistema de Gerenciamento da Produção Científica (SGPC).
Como criar seu ORCID? | Tutorial
Como vincular meu ORCID à SBIBAE? | Tutorial
Em caso de dúvidas, entre em contato: [email protected]

 

 

Perguntas Frequentes

O ORCID (Open Researcher and Contributor ID) é um identificador digital único, persistente e gratuito que diferencia os pesquisadores evitando ambiguidades nas autorias, possibilitando sua identificação através de um único código numérico.

O registro ORCID pertence à uma organização sem fins lucrativos que recebe esse mesmo nome. Ela se mantem por meio de uma comunidade global de membros institucionais.

Sim, é obrigatório na instituição. Várias organizações e periódicos exigem o número ORCID para dar prosseguimento à projetos de pesquisa, submissões de publicações, apoio financeiro, entre outros.

Não, o registro ORCID é totalmente gratuito e não há nenhuma taxa para mantê-lo ativo. Algumas instituições optam por uma afiliação personalizada com a ORCID mediante pagamento de uma taxa anual, mas o pesquisador registrado não precisa desembolsar nenhum valor.

Sim, qualquer pessoa pode se registrar. Ainda que o aluno esteja no início de sua trajetória acadêmica e possua pouca ou nenhuma produção bibliográfica, o ideal é que ele já obtenha seu registro e o atualize a medida que for necessário.

Sim. O registro ORCID pode ser criado por qualquer pessoa independente do vínculo acadêmico ou organizacional e deve ser preenchido de acordo as instituições às quais o autor foi e/ou é vinculado.

Utilize o de sua preferência. Mas é fundamental que seu e-mail institucional atual ou anteriores sejam adicionados no momento do registro, quantos forem necessários. Dessa forma, caso essas instituições sejam ou se tornem membros institucionais elas poderão validar seus dados de formação ou vínculo corporativo.

Acesse o nosso tutorial completo. Nele é possível encontrar todas as informações necessárias para que seu registro seja preenchido da maneira correta.

Não necessariamente. É possível importar seus dados e publicações de outros sistemas/plataformas de maneira automática.

É simples e rápido obter seu ID. A proposta da ORCID é que seu registro seja feito em 30 segundos por meio do preenchimento de informações básicas de cadastro. É importante destacar que esse é tempo necessário para obter o número identificador, contudo é preciso investir tempo nas configurações da conta e no preenchimento de todas as informações necessárias para o registro tenha de fato seu objetivo alcançado.

É possível delegar a atualização de seu perfil à outra pessoa com registro ORCID. Na opção de Configurações da Conta identifique essa pessoa na aba de Indivíduos Confiáveis. Dessa forma, o usuário conseguirá fazer todas as alterações necessárias mediante essa autorização prévia que pode ser alterada a qualquer momento pelo proprietário do registro.

Devem ser incluídas as informações relativas ao seu vínculo profissional e acadêmico: empresas nas quais já foi colaborador, formações acadêmicas, titulações, premiações, associações das quais é membro, financiamentos de pesquisa recebidos e produção científica.

Não devem ser incluídas informações relativas à formação em cursos de extensão ou livres, que estejam ou não vinculados à atividade profissional ou acadêmica como, por exemplo, cursos de culinária ou esporte.

Não. Essa autorização precisa ser concedida para que a base, fonte ou organização consiga importar esses dados no registro ORCID do pesquisador. Mas mesmo com a permissão concedida, o proprietário do registro será avisado sempre que alguma alteração for realizada.

Procure seu nome por meio da busca básica na página inicial.

Entre nas configurações de sua conta e escolha a opção para remover o registro duplicado. Caso não se lembre das credenciais de acesso, resete sua senha. Como o ORCID é um identificador persistente o registro duplicado, ainda que removido com sucesso, não irá desaparecer completamente, mas continuará existindo como uma ponte entre ele e o registro original/atualizado do pesquisador por meio de um link.

O ORCID se destaca por pertencer à uma organização sem fins lucrativos e que traz consigo a proposta de integrar outros identificadores e publicações independentemente da base de dados de origem.

Sim. Uma das principais questões que motivaram a criação da ORCID foi justamente a questão da interoperabilidade entre sistemas. Sendo assim, a ORCID permite a importação e exportação automática de publicações entre identificadores como o Scopus ID.

Sim. Entre em seu perfil e exporte as publicações no formato BibteX e importe-as no seu registro ORCID.

Antes de afirmar que o pesquisador realmente não possui o registro, atente-se para as possíveis acentuações que esse nome possa ter. É fundamental destacar que a busca é sensível a acentuação, exigindo uma maior atenção dos autores no momento do cadastro.

Os periódicos solicitam apenas que se informe o número ORCID. Entretanto somente gerar o número não é suficiente. É preciso fazer o preenchimento completo de seu perfil para que ao submeter um trabalho para publicação o periódico consiga obter seus principais dados como afiliação, nome completo, nome bibliográfico, entre outras informações fundamentais utilizadas para sua correta identificação.

O Currículo Lattes continua sendo um registro fundamental para os pesquisadores, o ORCID ID não o anula. Contudo, o Lattes tem sua posição consolidada a nível nacional, já o ORCID a nível internacional. É perceptível que a abrangência e complexidade de campos do Lattes são maiores se comparados com o registro ORCID, porém esse último possui um padrão simples com o objetivo de se adaptar ao padrão internacional visando a interoperabilidade entre sistemas.

Não, até o momento essa integração não é possível.

Esse campo de preenchimento foi desativado pois por ser um campo aberto ocasionava o seu preenchimento incorreto.

Em 2019 a nossa instituição se tornou um membro institucional ORCID. Essa vinculação garante que a nossa afiliação institucional seja utilizada de forma assertiva na produção científica de nossos autores ao submeterem suas publicações em periódicos que já solicitam obrigatoriamente o número ORCID. Além de garantir a interoperabilidade entre seu registro e nosso Sistema de Gerenciamento da Produção Científica, ou seja, a instituição estará ciente sempre que uma nova publicação em nosso nome seja disponibilizada no perfil de nossos autores com ORCID vinculado e automaticamente será contabilizada nos indicadores institucionais utilizados estrategicamente na elaboração de metas internas pelas áreas e diretorias.

Acesse nosso tutorial: Como vincular meu registro ORCID ao HIAE?

Após realizar o procedimento de vinculação, uma mensagem de confirmação é exibida em sua tela. Também em seu perfil é possível confirmar sua vinculação através da guia “Configurações de conta”, na sessão “Organizações confiáveis”.

Não. A associação do ORCID com o HIAE deve ser feita somente por alunos e profissionais da instituição.

Não. Somente as informações de produção científica preenchidas no registro serão monitoradas pela equipe do Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas.

Sim. A vinculação pode ser feita por alunos, bolsistas, colaboradores, médicos ou pesquisadores.

Não. A vinculação pode ser feita de qualquer computador da instituição ou em computadores pessoais via acesso remoto.

Essa recomendação está estrategicamente alinhada com a missão do identificador ORCID. As informações públicas possibilitarão uma identificação assertiva do pesquisador baseado no conteúdo preenchido como, por exemplo, a linha de pesquisa e formação acadêmica reduzindo problemas com a identificação incorreta entre homônimos. Além desse objetivo técnico, o registro ORCID confere visibilidade ao seu currículo à nível internacional; sendo assim, é possível que pesquisadores e instituições se interessem por seus dados de pesquisa, desejem trocar experiências, propor parcerias, entre outros.

publons

 

 

Lançado em 2013, Publons é a primeira do mundo e mais adotada plataforma de reconhecimento dos revisores. Mais de 8.000 periódicos tem parceria com o Publons para fornecer reconhecimento automático para seus revisores.

Seu principal objetivo é conferir visibilidade à atividade de peer review realizada pela comunidade acadêmica, não eliminando a possibilidade de inserção de demais trabalhos e atividades científicas, gerando métricas no perfil do pesquisador.

Os perfis do Publons com publicações indexadas na Web of Science™ Core Collection recebem um ResearcherID – um identificador único que esclarece e unifica as suas contribuições para Web of Science Core Collection.

Integrações automatizadas entre o Publons e ORCID podem reduzir o grande trabalho de manutenção e garantir que o perfil do pesquisador em ambos os sistemas reflita os melhores dados disponíveis para cada um.

Fonte: Publons [Internet]. [United States of America]: Clarivate; c2021. Disponível em: https://publons.com/about/home